HP
Acesso Restrito


Esqueci senha
Cadastre-se
<< Voltar

Guarda-chuva com aplicação de película de termotransferência

Por que fazer com Látex?

- A película de termo-transfer é uma aplicação que confere resultado nobre ao produto acabado. A tecnologia de impressão HP Látex proporciona impressos de alta resolução. A produção de impressos HP Látex em películas termo-transfer só pode resultar em um produto final de excelente qualidade.

- A secagem instantânea dos impressos HP Látex permite o recorte de contorno imediatamente após a impressão, sem preocupação com levantamento das bordas recortadas como pode acontecer com tecnologia de impressão solvente. Além disso, após o recorte é possível ainda seguir diretamente para a prensa de termo-transferência novamente sem necessidade de tempo de espera, proporcionando ganhos expressivos no tempo final de produção.

- A aplicação de películas termo-transfer é uma alternativa nobre para algumas aplicações de sublimação. Enquanto a impressão por sublimação se limita em tecidos de poliéster, a película de termo-transfer pode ser aplicada em tecidos de algodão além de alcançar qualidade e nitidez superiores.

Como fazer?

Materiais Necessários:

- Arquivo com arte para impressão: É importante que a imagem tenha boa resolução para impressão. Os softwares mais utilizados para criação são Adobe Ilustrator e CorelDraw, contudo, os arquivos de impressão mais utilizados são o TIF, PDF, JPG e o PS.

- Filme de transferência térmica: Existem alguns tipos de filmes de transferência térmica. A diferença se dá de acordo com a superfície onde o filme será aplicado (nylon/poliéster/algodão) ou por meio da característica visual do material (branco, com glitter, transparente).

- Máscara de transferência: A máscara de transferência é essencial no processo de transferência do filme impresso para o tecido. Ela é aplicada sobre o material impresso antes de ir para a prensa térmica. Em geral a máscara de transferência pode ser utilizada mais de 1 vez, ou seja, depois da película impressa ter sido transferida para tecido ela pode ser utilizada para novas transferências.

- Plotter de Recorte de Contorno: A plotter de recorte de contorno é necessária para cortar precisamente ao redor da imagem, logo ou símbolo escolhido.

- Prensa térmica: responsável por aquecer o material impresso na temperatura correto por certo período de tempo para que a transferência ocorra.

Consulte a lista de fornecedores.

Produção

- Depois de definida a imagem, logo ou símbolo para impressão, será necessário criar a sua respectiva máscara de corte de contorno. Ela pode ser criada em softwares como Adobe Ilustrator, CorelDraw ou softwares indicados pelo fornecedor de sua plotter de corte de contorno.

- Carregue a película de termo-transferência em sua HP Látex

- Abra o arquivo que deseja imprimir no software RIP de sua preferência. Consulte a lista de RIPs compatíveis com a HP Látex 260 e HP Látex 280

- No RIP selecione o perfil corresponde ao material carregado na máquina. Cada substrato suportado tem suas próprias características e a impressora altera o modo de impressão de acordo com cada tipo diferente de substrato. Assim, cada substrato possui sua "predefinição de mídia". As predefinições de média abordam o valor das temperaturas de cura e secagem, configurações de vácuo, fluxo de ar e muitos outras características técnicas da máquina, além dos ajustes de carga de tinta e delimitação do espaço de cores reproduzível naquela mídia. Leia mais a respeito de predefinições de mídia na área restrita desse site.

- Caso não possua o perfil, acesse o site de seu fornecedor de RIP ou o www.hp.com/go/mediasolutionslocator. Caso ainda assim não encontre o perfil correspondente ao seu material, no próprio Media Solutions Locator você terá a opção de fazer o download de um "Generic profile", disponível para cada um dos tipos de material; isso pode resolver alguma emergência até a criação do perfil adequado. Leia mais a respeito de perfil de cores na área restrita desse site

Acabamento

- Após a impressão, será necessário fazer o corte de contorno da imagem, logo ou símbolo em uma plotter de recorte.

- Finalizado o corte de contorno é necessário realizar a delaminação, ou seja, remover as partes do material que não devem ser transferidas para o tecido (geralmente pedaços sem impressão).

- Em seguida, aplicar a máscara de transferência sobre o impresso a ser termo-transferido. A máscara de transferência deverá ser maior do que a área a ser transferida.

- Coloque o guarda-chuva sobre a prensa térmica e posicione a máscara de transferência com a imagem a ser transferida sobre a mesma.

- Configure a temperatura e o tempo da prensa de acordo com as instruções do fabricante da prensa ou do filme de transferência.

- Seu guarda-chuva está pronto!